13 MAR 2019
TURISMO
BARÃO DE ANTONINA – MUNICÍPIO SEDIA REUNIÃO DA REGIÃO TURÍSTICA ANGRA DOCE PAULISTA

Na manhã dessa terça-feira (12/03) o município de Barão de Antonina sediou a primeira reunião de 2019 com os representantes dos municípios que compõe a Região Turística Angra Doce Paulista, que são Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itararé, Itaporanga, Piraju, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Salto Grande, São Pedro do Turvo e Timburi, além de dois municípios (Riversul e Itaí) que se candidataram a compor este grupo, que está em análise até maio.

Além dos representantes estiveram os prefeitos de Riversul José Guilherme Gomes, de Itararé Heliton da Junitex e o ex-prefeito de Barão de Antonina Chico Neris representando o Turismo municipal.

A reunião, além de debater o turismo regional, tinha como objetivo a formação das diretorias e oficialização no novo mapa turístico brasileiro, que se inicia este ano e terá validade até 2021.

Para compor o Mapa, várias ações municipais devem ser realizadas, assim como ter dotação para a pasta, um representante, calendário turístico, e estabelecimentos cadastrados pelo CADASTUR.

Hoje é a Região tem como seu Presidente o prefeito Paulo Minozzi de Timburi e a muitas ações são desenvolvidas com o apoio do Conselho de Prefeitos, que terá sua reunião em abril, ressalva a importância destas reuniões e agradece o empenho de cada técnico para que o desenvolvimento regional aconteça e que com a participação de todos, isso esta virando uma realidade.

Uma das pautas da reunião de ontem foi o Turismo do Saber Regional, que terá intercambio estudantil para educação ambiental e cultural entre as cidades de Timburi, Ipaussu, Piraju, Barão de Antonina e Itaporanga, que acontecerão no segundo semestre de 2019.

Agora as novas fases serão de planejamento e execução de atividades a serem desenvolvidas junto à Região Turistica e ao Governo do Estado, além de ações de Sustentabilidade relacionadas a Agenda 2030, com integração com a Fundação Florestal, APA, Sebrae, Unesp, Senar e Rede ODS Brasil.