Segunda, 13 de maio de 2024
09 OUT 2013
Prefeito de Barão de Antonina recebe o prêmio “Prefeito Parceiro”, do Acessa SP

Em cerimônia realizada no dia 09 de outubro no Memorial da América Latina, Auditório Símon Bolívar, em São Paulo, aconteceu à premiação do IV Prêmio do Acessa SP, que tem por objetivo destacar as mais bem sucedidas ações do programa paulista de inclusão digital.

O Acessa São Paulo é coordenado pela Secretaria Estadual de Gestão Pública, gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp) e utado em parceria com os municípios paulistas. Gratuito, o serviço oferece computadores e acesso a internet para o cidadão redigir currículo, se registrar como microempreendedor individual, navegar pela internet, usar redes sociais, realizar trabalhos escolares, entre outras atividades.

Na solenidade, Emílio Bizon Neto, gerente do programa, destacou a evolução do Acessa SP desde a sua criação em 2000. Hoje o programa oferece 712 postos em 621 cidades e mais 196 unidades em fase de instalação em todo o Estado. São mais de 2,7 milhões de usuários cadastrados e já realizou mais de 71,9 milhões de atendimentos.

No interior e litoral, as prefeituras cedem o espaço físico, selecionam e pagam os monitores, que, são funcionários públicos municipais. A Gestão Pública fornece equipamentos, banda larga, programas de computador, mobiliário e treina os monitores, ao menos uma vez por ano. A exceção são as 39 cidades da região metropolitana de São Paulo que são mantidas 100% pelo Estado.

Neste ano, o Prêmio Acessa São Paulo foi dividido em quatro categorias. Além das tradicionais Rede de Projetos e Monitor Destaque, foram criadas mais duas: Vereador Digital e Prefeito Parceiro, em ambas o intuito foi de também reconhecer o empenho de autoridades municipais em prol do sucesso do programa.

Na categoria Rede de Projetos concorreram iniciativa de monitores que objetivam melhorar o andamento no posto, divulgar as ferramentas oferecidas e a melhorar a vida do cidadão com a facilidade da inclusão digital. A comissão julgadora pré-selecionou 20 projetos, adotando os critérios: caráter inovador, uso da tecnologia da informação, relevância, produção de conhecimento, desenvolvimento de parcerias e documentação.

Barão de Antonina ficou entre os 20 finalistas com o projeto “Oficina de Férias parte 2”, mas os vencedores foram: Rosana da cidade de Agudos com o projeto “Consultoras e Revendedoras On-line”, Elizângela de Marabá Paulista com “Vivendo, Vendo e Ouvindo”, e Edil de Ribeirão Grande com “Ribeirão Grande em Mapas”

Na categoria Monitor Destaque foram premiados três monitores que atingiram excelência no desenvolvimento das atividades, no cumprimento das normas do Programa, investiram na formação e nos usuários do posto e que colaboraram com os demais monitores. Todos os 1100 monitores estavam concorrendo e ganharam: Fabrícia do posto de Bariri, Pedro de Marília e Carlos de Américo Brasiliense.

A categoria Vereador Digital, 17 representantes municipais concorreram, premiou o vereador que por meio de projetos e ações promoveu a inclusão digital e o acesso a tecnologia, tendo como primeiro lugar o vereador José Augusto do município de Descalvado.

A categoria Prefeito Parceiro foi concorrida com 28 autoridades que foi distinguido entre o administrador que cumpre exemplarmente o convênio firmado com o governo e apresenta propostas de incentivo ao Acessa SP.

O grande vencedor foi Silvio Carniato de Melo, prefeito de Barão de Antonina, que não pode estar no evento, mas, foi representado pela monitora e responsável institucional do Acessa SP, Josimara Bortoti Correa, e pelo monitor do Acessa SP Abner Francisco Gonçalves de Oliveira. Ambos ficaram muito honrados pelo troféu que foi dedicado ao prefeito, que muito tem auxiliado no desenvolvimento do posto Acessa SP.

O prefeito Silvio Melo ficou muito lisonjeado e orgulhoso, se emocionou com o troféu a ele conferido e parabenizou os monitores Josimara e Abner pelo trabalho desenvolvido no posto Acessa SP e na Biblioteca Municipal de Barão de Antonina.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024