Mesmo com tantas reivindicações ao governador do estado Geraldo Alckmin, efetuada pelo prefeito de Barão de Antonina Silvio Melo relativas ao tráfego de veículos longos e pesados que costumam passar pela Avenida Brasília causando danos ao erário público, eles continuam utilizá-la para terem acesso a outros estados.
De acordo com o prefeito Silvio Melo, esse trecho é o único nessa região do Estado por onde se consegue o tráfego de cargas especiais com veículos longos e larguras além do normal, em direção ao Sul do País e vice-versa. Com o tráfego pesado destes veículos os danos são iminentes, já que fios tanto de eletricidade, como internet/telefone são danificados pela passagem destes veículos. As diversas confecções existentes no município também já foram prejudicadas com a falta de energia, causando paralisação nos serviços e consequentemente prejuízos aos proprietários.
No dia 24 de outubro por volta das 13 horas, dois destes veículos que transporta carga pesada, passou pelo município derrubando fios da VIVO, operadora de telefone, tendo a necessidade do auxilio da Polícia Militar que fechou a avenida a fim de evitar acidentes e orientar os motoristas. Na sexta-feira, 25, os caminhões estavam parados entre os municípios de Barão de Antonina/Itaporanga. De acordo com o motorista Moises Pereira de Lima, eles haviam saído no dia 30 de embro de Paranaguá PR, com destino a Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, transportando equipamentos da Petrobrás, sem previsão de chegada.
Com a passagem destes veículos a vicinal que liga o município de Barão ao PR, Vicinal José Rodrigues Furtado “Juca Mineiro”, numa extensão de 6 km, também é prejudicada, pois, o asfalto não suporta o peso dos veículos e se deteriora rapidamente.