Prefeitos participam de reunião sobre Turismo e MIT
Na segunda-feira, 12, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes uma reunião envolvendo os municípios que compõem o Projeto Angra Doce, que visa o desenvolvimento do Turismo Regional. Esta reunião foi solicitada pelo secretário da Casa Civil, Samuel Moreira por intermédio do prefeito de Timburi, Paulinho Minozzi durante um encontro ocorrido no mês passado na Câmara Municipal de Timburi com prefeitos e representantes dos municípios.
MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO: Qualquer cidade pode requerer o título de MIT, desde que tenha aptidão para o setor e atenda algumas exigências previstas na Lei, como meios de hospedagem no local ou na região; serviços de alimentação; serviço de informação turística, além de capacidade de atender a população fixa e flutuante quanto ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos.
Os municípios também devem ter ainda o Conselho Municipal de Turismo, criado por meio de Lei especifica aprovada pela Câmara dos Vereadores. A cidade também deve elaborar o Plano Diretor de Turismo e encaminhar o pleito a um deputado estadual, que faz o Projeto de Lei e o submete ao plenário.
Após a apresentação do Projeto de Lei, toda a documentação da cidade é encaminhada para a Secretaria Estadual de Turismo, onde seus técnicos avaliam a validade da proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto. Aprovado o projeto, ele é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.
NOVA REUNIÃO: Os prefeitos agradeceram o empenho do secretário de Estado, Samuel Moreira em tomar a frente deste projeto, cujo objetivo é auxiliar os municípios do estado que precisam de investimentos na área do Turismo, pois além de enriquecer a economia local também contribui para a preservação da natureza.
Samuel Moreira também solicitou a presença do secretário estadual de Turismo Laércio Benko na reunião para ouvir os prefeitos e traçarem metas para desenvolver os municípios que possuem potencial para o turismo. Participaram do encontro os prefeitos de Fartura, Ipaussu, Riversul, Barão de Antonina e Ourinhos. Na ocasião ficou definida que ocorrerá uma nova reunião com os prefeitos do Angra Doce no dia 30 de junho, em Timburi, com a presença do secretário de Turismo Laércio Benko e sua assessoria.
“O Angra Doce envolve cidades do Paraná e São Paulo e tem por objetivo o turismo sustentável, que inclui a proteção ambiental, utilização de energia limpa, reciclagem e utilização de materiais, adoção de políticas públicas inclusivas, incentivo à economia criativa, a valorização da cultura e gastronomia local. É o Governo do Estado atuando em parceria com os municípios para levar o desenvolvimento econômico, emprego e renda para todos", frisou o secretário da Casa Civil Samuel Moreira, que solicitou atenção da Secretaria de Turismo do Estado para que os municípios do Angra Doce possam ser inseridos no MIT.