22 AGO 2013
Secretário Rogerio Hamam se encontra com prefeitos

O secretário de Desenvolvimento Social Rogerio Hamam esteve, na manhã desta sexta-feira, em Avaré, para entregar os Cadernos de Orientações do Programa São Paulo Solidário aos prefeitos de Barão de Antonina, Canitar, Coronel Macedo, Iaras, Itaí, Itaporanga, Sarutaiá, Taquarituba e Tejupá.

O Caderno de Orientações do Programa São Paulo Solidário traz as providências que as prefeituras deverão tomar para receber o pacote especial de recursos e benefícios direcionados à superação da extrema pobreza. “Essa etapa do Programa, chamada de Compromisso Paulista, tem o objetivo de promover a mobilidade social com ações em educação, qualificação profissional, melhorias na moradia, acesso à água potável e à energia elétrica, entre outros”, explicou o secretário Hamam.

“Acompanho o programa desde o início. A Busca Ativa começou tendo a base de renda de R$ 70. Achei que não encontraríamos ninguém nesta situação. O prefeito de Avaré agradeceu a visita do secretário Hamam. “A parceria com o Estado é de extrema importância para a região”, disse Paulo Dias Novaes Filho.

Com os planos de trabalho aprovados pelos Conselhos Municipais de Assistência Social, os nove municípios poderão receber o total de R$ 2,3 milhões para investirem em ações e ativos sociais de superação da pobreza multidimensional.

O São Paulo Solidário foi lançado em 2011. No ano passado, o Programa foi implantado efetivamente em 97 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/ 2000). Duzentos domicílios foram visitados e responderam ao questionário para avaliar as condições de saúde, educação e padrão de vida, segundo o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). Com isso, foi possível saber quem são, onde moram e qual grau de privações sociais vivem as famílias, considerando que pobreza não pode ser medida apenas pela renda.

São Paulo Solidário - O programa para superação da extrema pobreza visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social. São Paulo Solidário está estruturado nos eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico, chamado Retrato Social; e a responsabilização efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura da Agenda da Família Paulista. Agora, com o Compromisso Paulista, o Estado garante apoio real para a superação das privações, a partir de investimentos pontuais nas cidades beneficiadas.

Em 2012, foi iniciado o atendimento efetivo em 97 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. Este ano são as 483 cidades do interior do Estado, que estão em fase de capacitação dos visitadores sociais e realização da Busca Ativa. A totalização dos 645 municípios paulistas será em 2014, com a inclusão das 65 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Recursos para Barão de Antonina é de R$ 146.000,00.